Em jeito de desabafo

Cá estamos mais uma semana meus caros, e hoje trago-vos apenas algo que me paira no pensamento. Talvez isso aconteça a algum de vós e assim sossegamos a consciência em conjunto…

Este assunto já foi falado com os meus companheiros de luta/luta e amigos, mas penso que será importante também passar esta mensagem aos demais. Ultimamente tenho-me deparado com pessoas com o pânico da bolsa, com ideias grandiosas de fazer dinheiro “fácil” na bolsa, por causa de estar tudo ainda a bons preços e etc. Mas esta ideia é apenas isso, um ilusão criada pela ganância!

No meu caso em específico, estamos a falar de colegas de trabalho que andam literalmente a jogar na bolsa todos os dias. Na esperança de dobrar o dinheiro que têm investido na bolsa, estão a olhar para os gráficos a toda a hora, a comprar e a vender acções como se o amanhã nunca mais chegasse. É um facto que podem até fazer umas bas transacções, mas faço-vos aqui um apelo. Não se deixem levar pelo apelo do “dinheiro fácil”. Se estiverem na mesma situação que estes meus colegas, pensem que isso é apenas uma sorte, e até algo passageiro que muito rapidamente poderá virar-se contra vocês.

“Devagar se vai ao longe!”

O ditados populares por vezes acertam. Se estiveres com ideias de grandeza em relação a comprar e vender acções porque viste o teu colega a falar nos cinco mil euros que ele fez num fim de semana, pensa duas vezes. É um facto que as bolsas estão apetecíveis e que parece tudo muito fácil, mas lembra-te que essa gente só fala daquilo que ganha uma vez, não das vezes em que teve o mesmo montante a negativo!

Uma outra coisa a ter em mente, é que nós estamos aqui a formular uma estratégia para a independência financeira, não para vos incentivar a “apostar todas as fichas no vermelho”.

A tartaruga e a lebre…

Esta é a analogia perfeita para uma situação como esta. Eu próprio pensei em seguir o exemplo desta gente, comprar umas quantas acções de empresas que tenham uma subida vertiginosa e que sejam super rentáveis num dia e depois vender e continuar a fazer isso. Em todo o caso (graças também ao sr. X e sr. Z) consegui resistir um pouco a esse ímpeto. Na história quem ganha é a tartaruga, e eu acredito piamente que esta história representa a abordagem que devemos ter naquilo que a investimento diz respeito.

tenor

Não estou aqui a dizer que devem virar as costas a possibilidades de investimento mais arriscadas, mas, se por alguma razão, estiverem com pensamentos de ser “traders” por duas semanas, eu gostava de vos desencorajar a seguir esse caminho.

Sigam o conselho de Z!

Z tem, na minha opinião, a melhor abordagem possível naquilo que a acções diz respeito. Todos os meses ele explica bem como fez e o que fez com o seu portfólio de acções, com uma opinião altamente fundada e realista. Podem ver isso no seu último artigo!

Eu acredito que esta será de facto a melhor maneira de encarar toda a questão de bolsa e de investimentos ponderados e seguros. Gostei tanto da ideia que eu próprio adoptei essa estratégia. Não o consigo fazer com a mesma eficácia devido à falta de tempo, mas tento por tudo fazer o meu melhor para garantir um futuro próspero! E até agora não está com mau aspecto!

giphy-2

Este foi apenas um desabafo da minha parte, mas com algum fundamento à mistura. Ganância é boa, sem dúvida, mas em doses controladas e direccionadas a um objectivo concreto, e não a uma ideia fantástica que “acontece a toda a gente menos a mim”!

Espero ter conseguido refrear alguns ânimos.

Atenciosamente,

Mr. W

3 opiniões sobre “Em jeito de desabafo”

  1. Um muito obrigado pelo reconhecimento. 😉 Utilizaste muito boas palavras! é Incrível a quantidade de pessoas que querem enriquecer do dia para a noite sem pensar muito no assunto. De facto há pessoas que o conseguem, mas! é por pura sorte! É como jogar na lotaria, não consegues estar a ganhar todas as semanas se não fizeres a minima ideia do que estás a fazer. É tentador? É. Mas também te leva à ruína. Eu sei porque eu próprio já passei por isso. Continua o bom trabalho! abraço

    Liked by 1 person

  2. Excelente artigo!
    Confesso que tenho andado tentado a “apostar” e lançar os dados. Mas o meu lado racional tem falado mais alto e ainda não caí na tentação.
    Gostei imenso de ler este artigo porque sinto que mais alguém pensa como eu e não estou sozinho a resistir a esta tentação do dinheiro fácil. Até porque quando a esmola é muita…

    PS. Hoje foi a primeira vez que fim a este blog e estou a adorar. Fantástico trabalho! Já subscrevi para receber os novos artigos! Parabéns!

    Liked by 1 person

    1. Obrigado pelo feedback, Hugo.
      É sempre bom saber que estamos juntos numa luta para resistir ao dito “dinheiro fácil” e que não estamos a tentar resistir sozinhos. Continua no lado bom da “força”!
      Obrigado pela subscrição, iremos continuar a trabalhar para espalhar as nossas experiências com os nossos leitores.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s