O meu portefólio de Acções – Junho-20

E eis que voltamos a fazer mais um update do meu portefólio! Foi um mês de mexidas inexplicáveis e de aprendizagem.

Mercados a chegar cada vez mais perto dos valores máximos de sempre com desemprego abundante. Que forças são estas que carregam os indices e sustentam a esperança dos investidores por esses mercado mobiliários fora. FED a injetar capital? Palermisse do pequeno investidor como eu? pura fé?

Ganância?!

Não sei. Mas uma coisa é certa, vejo-me cada vez mais dividido no sentimento em que caminho as bolsas terão a partir de agora. E por essa razão a minha abordagem tem sido mista. Por um lado tenho investido apenas o valor mensal que me proponho a colocar em bolsa, guardando cada vez mais dinheiro de lado para uma oportunidade que surja (bolsa e não só). Por outro não quero ficar de fora das escaladas de preços de acções muito penalizadas pelo estado das coisas. Mas mais sobre isto mais à frente.

Antes de partilhar o portefólio quero convidar-te a ver o nosso canal no YouTube em que vamos em breve publicar mais um podcast! Subscreve!

Indo ao que interessa, o meu portefólio no dia em que escrevo está assim:

portfolio jun20

O dito portefólio vale 4777,8 USD, DESvalorizou cerca de 2,8% já tendo estado no verde este mês, e já recebi 76,62 USD em dividendos desde que comecei esta aventura. Não é uma fortuna, mas vejo os valores mensais a aumentar mesmo com cortes de alguns dividendos.

Este períodos de subidas têm sido basicamente impulsionados por empresas do sector tecnológico que recuperaram mais rapidamente e como têm um grande peso no mercado em geral “abafam” o resto das empresas de certa forma. Devido à diversificação do meu portefólio consigo ver mais ou menos isso. Microsoft e Apple aqui a mostrar a sua força já tendo suplantado máximos históricos e continuando. Também o destaque positivo para a escolha de Home Depot e de ter comprado Realty Income Corp numa boa altura (ou pelo menos parte).

Os destaques negativos, ou pelos menos as empresas que têm tido mais resistência a recuperar são as que estão ligadas ao imobiliário de unidades comerciais, lojas, etc. Algumas destas andam a cortar dividendos, mas isto é uma maratona e apenas estamos a começar. Compreendo a situação excecional destas empresas e por isso ainda vejo validade futura nelas.

Contudo fico atento a mudanças drásticas e se for preciso, vendo!

Este mês, seguindo o que escrevi no inicio, estou a molhar o pezinho no “Fear of Missing Out” e comprei Delta Airlines. É uma “aposta” na recuperação da empresa num espaço de 2/3 anos para valores perto do que estavam antes (50/55USD). Não tem dividendos, mas é a maior empresa de aviação do mundo, com melhores margens operacionais que as segunda e terceira maior (American Airlines e Lufthansa respetivamente) e têm menor numero de empregados, logo menos “overheads”. Por esta razão vejo um grande potencial de recuperação a médio prazo (!). De resto reforcei em Simon Property por também ver um forte upside para a empresa, apesar de não ter tido o melhor timing para o reforço.

Este mês foram investimentos mais arriscados e em circunstância alguma são indicações que quem lê isto deva fazer o mesmo!

Só queria deixar isto claro.

Próximos passos: Agora que já fiquei satisfeito com as minhas jogadas arriscadas, vou continuar a investir em coisas mais sólidas. E há aqui 2 opções de caminhos

Esperar pelo próximo crash ou esperar pela próxima earnings season!

O que acontecer primeiro. Se houver um crash ou mini crash, vou reforçar no que já tenho que se tem aguentado. Se não, vou esperar pelo próximo mês para ver que empresas apresentam o segundo trimestre melhor que esperado e vou entrar em novas empresas que tenham dividendos bons e seguros.

E é isto! Aviso da praxe: Se quiseres seguir por esta via de investimento irás ter de experimentar por ti e gastar tempo se quiseres seguir esta estratégia. Será importante escolheres as tuas empresas com base no que te faz sentido e não somente por imitação do que eu faço aqui.

Espero que tenhas gostado desta partilha e mais uma vez caso tenhas questões e sugestões (!), coloca-as à vontade, estamos aqui para partilhar a nossa escalada no conhecimento e na literacia financeira! Para a semana estou de volta, prometo.

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s