COMO/ONDE investir agora?

A semana passada dei o update do meu portefólio, mas penso para comigo: Como é que se deve investir nesta altura do campeonato?

Estava a olhar para o meu portefólio e reparei que ando há quase um ano disto de investir em bolsa. Olhei para as acções que ainda têm dividendos, apreciei o quão seguros são e vi as empresas que têm aguentado bem nestes tempo atribulados.

Mas como penso em mim como um individuo um tanto quanto sensato, ponho-me a questionar como é que devo proceder?

Será que devia procurar alternativas de investimento?

Quero dizer, será que a diversificação que tenho é suficiente? E será que o risco a que estou exposto é aceitável?

Para responder a estas questões tenho de analizar onde tenho o meu dinheiro. De momento tenho investimentos em P2P com a Mintos e a Raize a dominar este universo e creio que estes 2 têm bem representado a situação do P2P tanto na vertente empresarial, como nos empréstimos a pessoas na sua individualidade. Falei também um pouco sobre isto neste post. Quanto à segurança destes investimentos, já estive mais confiante, mas também já estive mais receoso e para já continuo apenas como espectador atento do que vai acontecendo (muitos e-mails trocados com o apoio ao cliente revelam isso mesmo).

De resto, como até agora queria ganhar confiança nos mercados financeiros, tenho acções para dividendos (à excepção de uma). Conto já com 23 empresas com o objetivo de eventualmente chegar ás 30. Tenho tentado encontrar novas áreas para investir, mas nenhuma me chama à atenção.

Resta então reforçar!

E é esse o primeiro passo, na minha mais humilde opinião! Graças à diversificação e ao meu Excel já deu para perceber um pouco quais as áreas que aguentaram o pânico dos últimos tempos e quais as áreas que para já nem vale a pena tocar. Falta apenas dizer que as compras de acções dos próximos tempos, vão ter de ser por “timming”, ou seja, após confirmação de não tão maus resultados trimestrais, ou antes de anúncios que têm rumores de serem bons (a olhar para o reforço na Apple antes do WWDC *wink wink*) e ainda para compras depois de serem revelados os próximos dividendos.

Então e mais?!

Esta é a grande questão que paira no ar. O que mais fazer? será necessário mais? ou para já fico mas é quietinho? Esta questão será respondida nos próximos tempos assim que for libertando mais tempo para refletir no assunto.

Chegando ao fim deste post muito refletivo e escrito ao sabor do vento (e para quem sobreviveu até aqui à minha escrita à desgarrada) quero apenas deixar uma espécie de conselho:

Não te precipites, faz sempre escolhas informadas e não tenhas vergonha de perguntar e pedir opiniões aos outros!

Nunca sabes quem pode te dar os melhores conselhos financeiros, ou de escolha de vida.

Para a semana há estou de volta!

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s