Seguindo a onda dos meus colegas, gostaria de vos deixar aqui umas palavrinhas e uns bitaites relacionados com o meu sentimento relativamente ao sector tecnológico, e em especial em relação à Tesla, visto ser o perfeito exemplo do seu sector.
Eu gosto de pensar no sector tecnológico, como o sector das promessas:
Hoje não faço muito, mas amanhã farei e acontecerei
Não querendo generalizar, mas muitas das empresas do ramo tecnológico são valorizadas pura e simplesmente devido ao que prometem (sejam tecnologias revolucionárias que irão mudar o mundo, vendas incríveis, etc) e muitas vezes estas empresas não dão lucro, e por vezes afirmam mesmo que nem elas mesmas estão confiantes que um dia serão lucrativas, como é o caso da Uber.
Falei da Tesla ao início, agora da Uber, mas podia falar da Lyft, do Zoom ou em certa medida na Amazon. Os exemplos são múltiplos e apenas queria mencionar alguns dos títulos mais conhecidos.
Muitas destas empresas são incríveis e ambicionam revolucionar o mundo para melhor, e eu próprio admiro-as e gostaria de fazer parte de tais projectos, mas… Isto não é um sinónimo de dividendos, não é um sinónimo de retorno do investimento ou sequer de lucro por parte da empresa.
Creio que o futuro de muitos destes projectos não passará pelo sucesso, mas alguns lá chegarão! Temos o caso da Amazon como perfeito exemplo… alguém sequer conhecia a Amazon ou sequer sonharia onde iria chegar pelo anos 2000? Nem o próprio Jeff Bezos!
Onde quero chegar?
Percebam onde estão a investir. Riscos incluídos. Especialmente os riscos!
Vejamos a performance da Tesla nos ultimos 3-4 meses.
Antes de mais acho importante frisar os ganhos absurdos de mais de 400% em menos de 3 meses. Dos $350 aos $1800 num ápice! Isto não é normal, especialmente para uma empresa que não gera lucro consistentemente, especialmente para uma empresa com baixas margens, especialmente para uma empresa “tecnológica”. Incluí as aspas porque a Tesla é valorizada ao nível de uma empresa tecnológica que regra geral investe muito no desenvolvimento de um software, mas assim que este está acabado, o custo por cada cliente adicional é mínimo; para um produtor de automóvel, o custo será sempre considerável.
Sempre tive interesse na Tesla, pelos bonitos carros, pela coragem de apostar a sério em mudar o mundo e ir all-in nos carros eléctricos, mas nunca olhei muito sériamente para esta empresa visto não gerar lucros.
Lembro me claramente de em meados de 2019, quando o a cotação das acções da Tesla rondavam os $200-$250 vários analistas a acharem cara e irracional. E eu concordava com eles na altura, e agora concordo mais ainda.
Se tenho azia de não ter investido na altura? Tenho!
Se me arrependo de não ter investido? Não, porque foi a decisão mais sensata para mim naquele momento.
Bons investimentos!
X