O meu portefólio de Acções – Agosto-20

E este mês comemoro um ano (!) de portefólio! E para comemorar… Nenhuma compra. Eu explico…

Foi no preciso mês de Agosto de 2019, quando a subida dos mercados financeiros não parecia ter fim, que eu pensei:

Se calhar é uma boa ideia investir em bolsa para atingir independência financeira!

Olhei à minha volta e ninguém disse: “tu és maluco”. Então avancei! Claro que esta entrada nos mercados financeiros era uma aventura para ser feita para o resto da minha vida. Foi com esse propósito que o fiz. Sempre a pensar na sustentabilidade, na minha reforma, e assim que comecei sabia que tinha de estar psicologicamente preparado para crises enormes e para nunca mexer no meu portefólio (desfazer-me dele quero dizer) a não ser que seja absolutamente necessário!

Estou a ter agora a oportunidade de testar o meu portefólio e as minhas escolhas numa crise financeira global juntamente com muita insegurança em termos de futuro.

E não vou deixar de investir e fazer crescer o meu portefólio!

Estou satisfeito por ter escolhido este caminho de investimento mesmo já tendo o meu portefólio a desvalorizar 30/40%. Pois hoje posso dizer com alguma alegria que esses dias (para já) já passaram e agora conto com um portefólio no verde!

Mas já lá vamos.

Antes de mais dá um salto ao nosso canal no YouTube onde voltámos a publicar mais um podcast! Subscreve que vem mais!

Ora vamos lá ver como está o aniversariante:

portfolio ago20

O dito portefólio vale 5595,7 USD, (uns bons 500USD a mais que o mês passado) e está no verde(!) em cerca de 2,8%, e já recebi 99,44 USD em dividendos desde que comecei esta aventura.

Este mês vimos fortes subidas das tecnológicas, sendo esta a principal razão que levou o meu portefólio ao positivo. No entanto hoje vimos aqui umas recentes escaladas das acções todas no geral.

É curioso que num dia em que o SP500 está quase quase a tocar nos máximos históricos, temos um mundo completamente diferente do que tínhamos em Fevereiro de 2020 e metade das empresas não vale presentemente o valor que lhes dão em termos de acções.

É um bocado por essa razão que este mês não adicionei mais acções ao meu portefólio. Não que esteja a pensar que vem aí uma derrocada, mas porque quero aumentar o número de empresas que tenho e não tenho tido tempo para estudar um mercado mais difícil que há um ano atrás.

Hoje em dia adicionar uma nova empresa ao portefólio requer alguma paciência e algum trabalho de casa. Continuo a querer adicionar um grande banco e estou de olho no JP Morgan Chase. Ou então no Bank of America, que foi fortemente adicionado ao portefólio do nosso mentor Warren Buffet.

E é portanto isto, um mês de subidas expressivas e mais do mesmo em termos de pandemias e afins. Com isto vou-me agarrando à vida de poupança para que possa reforçar fortemente quando vir um bom negocio.

E tu?

Tens alguma acção que aches que esteja sub-valorizada? E que acções estão na tua mira para comprar? Deixa-me aí as tuas impressões sobre o assunto!

Até para a semana,

Z

2 opiniões sobre “O meu portefólio de Acções – Agosto-20”

    1. Viva Paulo! Em primeiro lugar porque a Revolut não tem ETFs. Mas a principal razão é que para o bem ou para o mal as empresas são mais com base no valor que eu vejo para elas (o que permite maior aprendizagem de forma forçada) e com isto posso ter um yield dos dividendos maiores. Atualmente com algumas empresas com dividendos suspensos tenho retorno de mais de 3,5% liquidos ao ano. Num ETF do SP500 o Yield é a baixo dos 2% (basicamente o valor da inflação). Diria que um ETF do SP500 é uma ótima solução para quem não se quer preocupar tanto com a gestão do portefólio e para quem não quer tanto olhar para dividendos. É só uma questão do estilo de investidor que tenhas. Abraço

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s