O Paradoxo do Sucesso

Sucesso… Será apenas uma questão de resiliência? De foco? De luta? Pesquisa e treino? Ou terá muito a ver com a sorte também? Vem daí para descobrir.

Confesso. Este post é inspirado por um video do Youtube que achei deveras interessante. Se tiveres 12 min. aconselho a ver.

Não, não vou fazer um resumo do video mas pôs-me a pensar na seguinte questão:

O que é preciso para se ser um bom investidor, um investidor de sucesso?

Neste blog, eu e os meus colegas de luta, falamos muito que é necessário aprender, estudar, dedicar tempo e massa cinzenta a fazer boas escolhas e escolhas informadas nos nossos investimentos. Toda a atenção aos riscos é necessária, todas as taxas, legalidades. É preciso fazer contas, quanto vamos ganhar, quanto temos de investir, com que idade nos queremos reformar, etc.

O esforço vai mais além, dizemos nós. Fazer budgets, controlar gastos, ter uma vida mais “intencionalista” (se tal palavra existe). Porque toda a gente sabe que antes de seres investidor tens de ser aforrador, ou não? Temos partilhado contigo técnicas para poupar, feito análises de plataformas de investimento, falado de riscos.

Falamos de investimento em crypto, em ouro, em acções!

E sempre alertamos para que não nos devemos levar pelos “amigos” que fazem investimentos disparatados *looking at you Tesla* e fazem ganhos que a maioria sonha.

Pois bem, mas mesmo assim isto não é a história toda!

Não. De facto tenho pensado que um bocadinho de sorte é necessária. Mas, a meu ver, não é a sorte, só por sorte, aquela que atiras uma moeda ao ar e ela cai numa poia com a chave vencedora do euromilhoes por baixo que um velhote deixou cair enquanto passeava o seu caozito. Estou a falar de uma escalada de acontecimentos e escolhas que fazes na vida que te levam a um determinado sitio. Ou simplesmente o facto de teres a sorte de estar a ler isto, que significa que tens um computador/telemóvel e tens interesse em temas de investimento e finanças pessoais.

É também a sorte de teres vontade de te informar, vontade de fazer melhor na tua vida e procurares fazeres melhor.

É disto a que me refiro e é este tipo de sorte que embora dependa de algumas coisas aleatórias do mundo também depende muito da tua abertura para as mesmas.

É também a sorte de já termos mais de 100 subscritores no nosso canal do Youtube! Aos quais eu e os meus camaradas agradecemos e que gostaríamos lembrar que vamos dar 50€ em Bitcoin a quem comentar e gostar de todos os videos/podcasts que colocarmos no ano de 2020! Aproveita!

Espero que este texto te tenha inspirado de alguma forma, e aproveitem os links. 😉

Para a semana espero trazer um pouco mais de sumo.

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s