Cartões de Crédito são assim tão maus?

Esta semana quero-te falar de uma perspectiva que tenho sobre os cartões de crédito e como estes podem muito bem ser os teus melhores amigos!

É verdade!

Este é um tema que para ti, provavelmente, nunca mereceu muita atenção, mas vais ver que pode ser verdadeiramente útil.

Os Cartões de Crédito (CC) têm uma reputação de serem os piores inimigos do cidadão consciente! São coisas a evitar e que ver um CC ou cheirá-lo de longe é sinal de sarilhos.

Os CC só são bons para enterrar as pessoas em dívidas, porque facilitam muito o acesso a crédito rápido com juros altissimos! São sem dúvida criação do demónio para atormentar as mentes mais fracas e as pessoas que não se controlam.

Os CC são o pior que o capitalismo já concebeu e temos de os queimar a todos!

Em abono da transparência, sim, é tudo verdade!

Também é verdade que fogo queima, destroi vidas e bens, mas quando usado responsavelmente é uma das grandes descobertas do homem e permite sermos a civilização que somos.

Portanto não vamos culpar os CC, vamos advertir para certas utilizações dos mesmos.

Mas antes disso, queria só lembrar que os nossos podcasts voltaram e estão disponíveis no nosso canal do Youtube! Dá lá um saltinho para ver o que andamos a falar.

E como é que os CC podem ser os teus melhores amigos?

Tal como o fogo, é necessário fazer uma utilização responsável. E digo mesmo:

Usar um cartão de crédito é mesmo melhor que usar um cartão de débito!

Não sei se tens esta noção, mas muitos fornecedores de… coisas, normalmente recebem pelas suas mercadorias com atrasos de 30, 60 ou mesmo 180 dias. Ora isto para quem tem de pagar as mercadorias ajuda a manter um fluxo de caixa sempre positivo (principalmente se o teu negócio for revenda de mercadoria). Pensa que só pagas uma coisa, depois de a venderes com uma margem de lucro.

Espectacular não é?

…Excepto quando és tu o fornecedor e tens de fazer alguma ginástica financeira para aguentares o teu negócio. Mas hoje não é esta a minha equipa, a minha equipa é aquela que tem dinheiro disponivel e só paga por esse dinheiro 30 dias depois!

E isso é o que os CC permitem.

Basicamente uma das maiores funcionalidades associadas aos CC é o facto de poderes “pedir” um adiantamento de dinheiro e passado 30 dias é que o dinheiro te sai da conta. Claro que isto merece algum controlo da tua parte em relação ás datas que tens o pagamento e à data que fazes o gasto. Mas se tiveres isso tudo controlado num Excel, estás tranquil@.

Ora vou dar-vos um exemplo de como isto tudo se pode processar:

Imagina que tens um plafond de 500€ no teu cartão (que creio ser o minimo). Tens de ter o pagamento definido a 100% para não pagares juros. E aqui está um dos melhores truques, se tiveres uma conta como o Revolut ou o N26 ou qualquer conta que pode ser carregada com CC e tenha um cartão associado, “despejas” lá o teu plafond todo e vais usando o teu cartão como se fosse um cartão normal. A parte melhor é que só passado uns dias é que vais ter de pagar esse valor e se for a 100% não pagas juros nenhuns!

Queres melhor? Junta isto a um cartão que não tenha anuidade e basicamentes tens crédito gratis!

Há ainda outros pequenos bónus que podes ter ao usar um CC. Tens uns que dão milhas, se a tua preferência for essa, tens cartões que dão pontos para trocares por brindes, tens uns que dão descontos em combustiveis, outros que dão descontos na compras de supermercado, tens uns com cashback, outros que só por te registares ganhas telémóveis! E finalmente uns cartões que têm seguros associados ás tuas compras, sejam elas on-line ou viagens.

Este artigo não é para fazer um comparativo de cartões de crédito nem para sugerir que devas ir já buscar um. Serve sim para te alertar que há mais na vida do que cartões de débito e que cartões de crédito podem ter um lado muito positivo.

Dando o meu exemplo, eu só uso o meu cartão de débito raramente, tudo o resto é cartão de crédito.

Ultima advertência: caso tenham um CC, usem com precaução. Ter cartão de crédito não deve significar que gastas mais dinheiro do que o que tens ou o que precisas!

Deixo a questão para ti:

Qual a tua visão do uso dos cartões de crédito? é bom ou mau? fala-me da tua experiência!

Espero que tenha sido útil e se tiveres questões já sabes, deixa um comentário! Para a semana há mais.

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s