O valor certo!

Hoje quero falar sobre algo que tenho me apercebido ultimamente, e que nesta altura que houve muita volatilidade nos mercados, venho responder à pergunta: Qual é, e como determino, o valor das acções?

A resposta poderá surpreender muitos e a minha introdução pode parecer uma armadilha. Em parte sim e em parte não!

Começamos pelo inicio. Como saber o valor de uma empresa que está cotada na bolsa?

Provavelmente estarás a pensar que é com base nos lucros da empresa. Bem, então mas os lucros não indicam bem o volume de negócio que uma empresa tem, podemos ter uma empresa com vários milhões de faturação e apenas uma margem de 3%. Esta irá ter um lucro muito baixinho mas ser uma empresa importante no seu sector. O que os lucros indicam é se uma empresa tem esses lucros e se está de boa saúde e podemos olhar para o EPS (earnings per share).

Embora isto seja um possível indicador do investimento que vais fazer, não te dá o valor da empresa.

Podes também olhar para o EPS e comparar com o valor da acção. A isto chamamos o P/E ratio, que é precisamente o rácio entre os lucros e o valor da acção. Este costuma ser um dos indicadores que procuro para saber se compro uma empresa ou não. Mas serve sempre de comparativo com outras empresas e não para avaliar a empresa em si.

Será que olhar para os dividendos serve-te de alguma coisa? Por um lado sim, consegues perceber se a empresa consegue pagar os dividendos olhando para o payout ratio, que é a percentagem dos lucros que a empresa paga em dividendos. Quando mais baixo este valor for melhor! significa que o dividendo está bem protegido e o teu investimento é bem feito. É mais um dos valores que olho quando invisto. No entanto não é bem o valor da empresa.

Ok, podemos olhar para o futuro, para coisas mais minuciosas como por exemplo as perspetivas de negócio, as encomendas, as projeções de vendas, etc etc. Isto dá algum trabalho e tens de estar em cima do acontecimento. É uma boa indicação do possível valor futuro de uma empresa. Mas não é bem uma forma de saberes o valor atual, se a empresa está cara ou barata agora. Podes fazer muitas projeções no Excel mas falta-te sempre alguma coisa e é extremamente trabalhoso!

A juntar a isto tudo podes ter o “feeling” sobre o futuro da empresa. Conhecs bem o negócio, acompanhas e acreditas no produto da empresa, com isto podes tirar um valor. este valor é o que estarias dispost@ a dar pela empresa. Mas falta qualquer coisa.

Então e que tal juntar isto tudo?

Fazer esta análise é altamente complexa desta forma, no entanto para saberes quanto vale uma empresa a resposta obvia é:

Olha para o preço da acção!

Sim é tão básico como isto. Sim é bastante obvio, mas é o valor mais exato que existe na avaliação do valor de uma empresa naquele momento e já incluí tudo! Incluí passado, futuro, presente, expectativas.

O preço de qualquer ativo a determinado momento é o valor que ele tem. O mercado desconta tudo. E isto não é o Z a inventar, isto faz parte de uma teoria muito conhecida, a teoria de Dow.

De uma forma simples o valor das coisas é o valor que quem compra e vende dá à coisa. Ou seja, quem participa no mercado é que define o valor e este valor inclui tudo!

Agora, que tu olhes para uma empresa e acredites que vai subir ou descer, é a tua perspetiva que as expectativas do mercado como um todo mude a teu favor. Só isso.

É por isso que não faço especulação a curto prazo sobre exatamente quando é que as coisas sobem e descem, olho para a segurança dos dividendos e para a saúde da empresa que permita continuar a pagar esses dividendos. As flutuações do dia-a-dia são isso mesmo, flutuações, e a compra de ativos como ações tem de ser encarado a longo prazo sem olhar para as flutuações de humor do mercado.

Para a semana vou falar um pouco mais de acções. Com o meu protefólio.

Até lá,

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s