Relação Senhorio – Inquilino

Meus caros, hoje escrevo-vos tarde e a má horas, num tempinho mesmo antes de sair para ir tratar de um problema que surgiu numa das propriedades que tenho alugadas.

Pois bem, gostaria de relançar uma questão que já muito debati com alguns amigos e colegas investidores imobiliários. A questão é a seguinte:

A relação entre o senhorio e o inquilino deve ser próxima e amigável, ou distante e impessoal?

Spoiler Alert!

Eu sou claramente apologista da primeira e faço questão de conhecer quem “coloco” dentro das minhas casas, ter a maior confiança possível de que as pessoas irão cuidar e manter a casa no melhor estado possível durante mais tempo, ter abertura e flexibilidade para tratar dos mais diversos assuntos, dando margem de manobra em termos de tempo e dinheiro ao senhorio, mas também evitando possíveis litígios.

Tudo isto tem o reverso da moeda, em que o mais comum são os inquilinos sempre a pedirem coisas, e pior, a toda a hora! A proximidade e o à vontade pode facilmente a situações de excesso de confiança e os litígios podem ser mais complexos de se resolverem se houver relações pessoais próximas à mistura.

Outro ponto forte do lado dos apologistas da distância máxima entre senhorio – inquilino é o facto das casas alugadas serem um negócio, e os negócios têm como ultimo objectivo, darem lucro. O mais possível! E isto pode levar a litígios e chatices, nomeadamente em atrasos de pagamentos por parte dos inquilinos e de aumentos de renda da parte dos senhorios, de maneira a que tenho amigos investidores que fazem questão de não conhecerem os seus inquilinos, delegando tudo às agencias imobiliárias.

Sou novato no ramo, com cerca de 3 anos de experiência, 2 propriedades alugadas e com um total de 3 inquilinos que passaram pelas minhas casas. Uma renda em atraso numa ocasião, um aumento de renda noutra e algumas chatices em termos de burocracia e/ou manutenção necessária.

Dito isto, posso afirmar que mantenho a minha posição e pela minha (curta) experiencia, dou valor a uma relação mais próxima com os inquilinos. E diria que este facto me foi vantajoso em 90% das situações.

Gostaria de saber o que vocês acham? Como responderiam a esta pergunta? Nem que seja do lado do arrendatário?

Bons investimentos e bons alugueres,

X

Publicado por

Senhor X

Mais uma pessoa aleatória a tentar vingar na vida, ambicionando a independência financeira o quanto antes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s