O meu portefólio de Acções – Novembro-20

Mudanças. Poucas mas importantes. Este mês finalmente fiz o que já devia ter feito há muito tempo…

É verdade chegou o momento de limpar a casa, e tal como vos disse no mês passado, decidi cortar com os “losers” quem nem subiam nem davam dividendos.

As empresas do sector imobiliário e comércio têm sofrido ultimamente devido ás condições que atualmente vivemos. As pessoas deixaram de ir a lojas físicas e a consequência é centros comerciais ás moscas e rendas dos lojistas em atraso. Imagino que o mesmo acontece no nosso país, mas nos US a coisa ficou negra para algumas empresas.

Para quem não sabe eu tenho algumas empresas nestes sectores. Tenho visto os valores a vir por aí a baixo e os dividendos desapareceram. O que é que eu faço?

Penso no futuro e toca a fazer escolhas difíceis!

E foi isso que fiz. Vendi Macy’s e Tanger Factory Outlets. E porquê?

Já lá vamos. Para já quero partilhar o novo aspeto do meu portefólio:

O meu portefólio vale neste momento 6282,3 USD, e está no verde em cerca de 4,3%, e já recebi 150,05 USD em dividendos. Alterei a vista para agrupar as empresas que comprei mais do que uma vez e onde está a cinzento são essas empresas.

Portanto, voltando ao que estava a dizer em cima: Porque é que eu vendi estas duas empresas?

Em primeiro lugar porque deixaram de pagar dividendos, que é um bocado o objetivo deste portefólio, no entanto tenho 2 empresas que não pagam dividendos e não pretendo vende-las, porque vejo oportunidade.

Em segundo lugar porque a queda foi de cerca de 50% em ambos os casos, e nos últimos meses tem sido difícil ver fim a esta nova linha de água. e para chegar ao valor que elas tinham quando as comprei precisavam de duplicar o valor que têm neste momento. Esta é uma tarefa apenas fácil para uma empresa tecnológica em expansão. E aqui não é o caso. Por isso mesmo a nova vacina, com a abertura de lojas e Covid resolvido poderia levar uns anos até chegar ao “break even”.

Em terceiro, e a mais importante, não vejo o negócio ser mais vantajoso do que as outras empresas que acabei por comprar/reforçar. Trata-se de alocar o valor para ativos mais vantajosos, que têm na minha visão maior potencial de valorização neste novo mundo e pagam dividendos para já.

E com isto passamos para as acções que comprei com o valor da venda das outras. Reforcei em STORE Capital e em Next Era Energy, tal como tinha falado no mês anterior. Vejo nestas empresas um maior potencial que nas outras.

Atenção que não estou a dizer que as outras empresas são más, apenas estou consciente que eu tinha melhores escolhas para fazer e tinha de cortar as minhas perdas nisto.

O objetivo deste portefólio continua a ser o muito longo prazo e continua a ser os dividendos, no entanto de por vezes é preciso arrumar a casa e ajustar o portefólio com o desenvolver do mundo ao longo dos anos. Pode ser que a próxima mexida seja daqui a muitos anos! E que eu continue aqui todos os meses a partilhar a minha jornada.

Fiquem bem!

Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s